sábado, 5 de janeiro de 2013

VERDADES E MITOS!!

Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa fica difícil não resistir aos apelos dos ovos de chocolate. A guloseima é extremamente popular no País, e fica mais disponível nas prateleiras, nessa época do ano. Constituído por ingredientes altamente atraentes, não são apenas os seres humanos que acabam consumindo o produto, mas também os pets. É justamente aí que mora o perigo. Não são raros os furtos de cães e gatos, que acabam comendo o doce escondido, quando deixado em local acessível, ou ainda quando é dado pelo próprio dono. 




Dentre os problemas gerados pela ingestão do chocolate destaca-se a intoxicação alimentar, diarreia, vômito, hemorragia intestinal, e em casos mais graves, até a morte. Isso porque, segundo explica o veterinário Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital PetCare, o doce é composto por duas substâncias excessivamente prejudiciais aos pets. “O chocolate é constituído entre outros componentes por carboidratos, lipídios e metilxantinas, que são a teobromina e cafeína. Esses dois últimos componentes são absorvidos e são distribuídos via corrente sanguínea para diferentes partes do organismo”, explica.

O médico esclarece ainda que é “no sistema nervoso que essas substâncias vão competir com outras responsáveis pela modulação da atividade cerebral e podem provocar excitação no animal. Já no músculo cardíaco, a atividade também vai ser potencializada aumentando assim a frequência dos batimentos e levando a um descontrole dos bichos”.

Vale lembrar ainda que mesmo os produtos oferecidos pelo mercado pet e que se dizem específicos para animais, se ingeridos em excesso, também são prejudiciais. E para identificar os sintomas da ingestão excessiva de chocolate, a veterinária Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, explica que os sinais costumam aparecer entre seis a 12 horas após a ingestão. “Os sintomas incluem hiperatividade, respiração pesada, ritmo acelerado dos batimentos cardíacos, tremores musculares, distúrbios no controle de bexiga e até convulsão”.
Chocolate X Quantidade

Para se ter uma ideia do tamanho do estrago causado pela ingestão do chocolate, Fernanda informa que 28,35g da versão ao leite possui de 44 a 48 miligramas de teobromina, ao passo que a versão meio amargo, por ter mais cacau, apresenta 393 miligramas da substância tóxica. Lembrando que os sintomas já começam a surgir a partir da ingestão de 20 miligramas por kg de teobromina e cafeína.

 Quanto mais gordura o chocolate possuir, menor será o teor desta substância que ele vai concentrar, por isso, os chocolates brancos oferecem menor risco de intoxicação para cães e gatos enquanto os chocolates amargos são os mais perigosos. Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate maior será o risco de intoxicação.


Para finalizar, os especialistas são claros na recomendação quando o assunto é prevenção: evitar dar a guloseima seja de qualquer tipo, ao animal. Isso porque infelizmente não há antídoto para intoxicações por teobromina. “A dieta balanceada de um pet deve ser sempre composta por ração e nada mais”




O CONSUMO de ossos de galinha pode matar um cachorro?
VERDADE Mas só se os ossos estiverem cozidos. Eles podem perfurar do esôfago ao intestino. Isso porque os ossos cozidos modificam sua estrutura fazendo com que as pontas formadas possam perfurar o cão. E o osso cru? Bem, o osso cru não corre o risco de perfurar o cão. Mas assim como ossos de couro, pode ocorrer engasgo. Sendo assim, supervisione sempre seu cachorro enquanto come um osso, ou a situação pode se transformar em uma tragédia.
SERVIR carne crua para um cachorro pode deixá-lo mais agressivo?
MITO A agressividade do cão tem a ver com o temperamento e não com a alimentação.
LEITE pode dar diarréia em cães adultos?
VERDADE Leite é um alimento de filhote. Portanto, alguns animais param de digerir o leite na vida adulta, fazendo com que o organismo precise se livrar logo do alimento e por isso ocorre a diarréia.
OSSOS são capazes de limpar os dentes dos cães?
VERDADE Ossos crus são capazes sim de limpar os dentes caninos. Principalmente aqueles ossos que demoram a serem comidos. Entretanto, não é a solução perfeita, principalmente para os dentes da frente, chamados de incisivos. O ideal é que se escove os dentes todos os dias.
CACHORROS não devem comer frutas cítricas?
MITO Se o animal é saudável,  pode comer frutas cítricas. Para se ter uma ideia, o PH do estômago é mais ácido do que de vinagres.
OVO cru misturado na ração deixa o pêlo mais bonito?
MITO Além de desbalancear a ração seu cão, ofertando mais proteína que ele necessita, com o passar do tempo o cachorro pode ter dermatites.

Lambeijokas:Nininha


2 comentários:

  1. Minha mamãe nunca me deu um osso de galinha,porque se ela me dar um osso de galinha pequeno,ela tinha medo que eu engolisse e eu engasgasse e eu morreria engasgada,por isso ela compra aqueles ossinhos de au que vende no pet shop,mas ela não compra dos pequenos,ela compra é dos grandes,porque do pequeno eu destruí tudinho rsrs..
    E Ela nunca me deu chocolate também.
    Aumei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo aumiga! Mamis faz mais ou menos assim também comigo!Mas a sua mamãe fez e faz bem!! Os ossos mamis também tem medo,por isso nunca me da e nunca deixa no meu alcance,ela tem medo que eu morra engasgada. Obrigadaa miga! Lambeijokas!

      Excluir